EMP Museum: o interativo museu da música de Seattle!

O EMP Museum, ou museu da música de Seattle, tem suas raízes no rock ‘n’ roll e resgata muito da história musical do noroeste americano das últimas décadas. É um espaço maravilhoso dedicado à música, mas também ao mundo do cinema e da ficção científica. Tudo com muita interatividade para envolver o visitante. Foi criado para você experimentar!

EMP Museum - o Museu da Música de Seattle
EMP Museum – o Museu da Música de Seattle (Fonte: Wikipedia)

Você gosta de experimentar coisas novas?

-Então embarque nessa aventura MUSICAL e da FICÇÃO CIENTÍFICA!!!

O que é o EMP Museum?

EMP Museum = Experience Music Project Museum.

Sua definição oficial, a que está no site oficial, é que o EMP Museum é um museu de vanguarda, sem fins lucrativos, dedicado à cultura popular contemporânea!

Para mim, sua melhor definição é: o EMP é um espaço criativo que faz o visitante viajar na história da música e do cinema através das experiências interativas que lhe oferece!

Já em sua inauguração no ano de 2000, o Paul Allen, seu fundador e co-fundador da Microsoft, quebrou uma réplica de vidro de uma guitarra Fender Stratocaster e soltou uma frase que resumiu essa abordagem única do museu: “Vamos começar a experiência”.

O EMP Museum fica localizado no campus do Seattle Center. Para mim, é de longe a atração mais diferenciada do complexo de entretenimento. Ao lado do Space Needle, compõe o que há de melhor para conhecer por lá.

Sua arquitetura até hoje, mais de 15 anos depois, gera controvérsia; algumas pessoas acham-na horrível, outras maravilhosa! O projeto foi de Frank Gehry, o mesmo projetista do Museu Guggenheim de Bilbao na Espanha. Sua obra singular sempre foi radical; não ia ser diferente aqui. Uma guitarra destruída, em homenagem ao rock ‘n’ roll e estilo rebelde de Jimi Hendrix, foi a inspiração.

O prédio representa os blocos de guitarras quebradas! Reparem nas cores metálicas! Além disso, nunca tem a mesma forma quando vista de ângulos diferentes.

Prédio do EMP Museum
Prédio do EMP Museum (Fonte: Wikipedia)

Como engenheira que sou, adoro construções diferentes. Para mim, essa aqui é fantástica! A experiência singular do visitante começa antes mesmo de entrar no prédio.

Pensa bem: um museu criado para ser instigante não podia ser uma caixa quadrada, certo?

EMP Museum e a música

Não vou mentir, essa parte dedicada à música é a parte do museu que eu mais gosto! Além de contar a história de bandas como Nirvana e músicos como Jimi Hendrix, você pode colocar a mão na massa e tocar instrumentos musicais de verdade! E ainda sair com um CD gravado de recordação!

-Lembra que falei da interatividade? Pois é, aqui você experimenta de verdade!

Se tiver tempo durante sua visita a Seattle, reserve um dia inteiro para o museu da música de Seattle. Se for amante da música então… Vale a pena!

IF VI WAS IXO: o furacão de guitarras? O que é isso?

Logo no hall principal de entrada tem uma escultura enorme, de cerca de dois andares de altura, formada por instrumentos musicais de verdade, guitarras em sua maioria. Tem a forma semelhante ao olho de um furacão! Parece mesmo um furacão de guitarras!

Com mais de 500 instrumentos musicais e 30 computadores, a escultura do som é equipada com fones de ouvido que permitem que o visitante ouça as várias permutações musicais realizadas pela escultura.

Parece que foi feita para te remeter a um pensamento logo de cara: “vou mesmo viajar pelo mundo da música!”.

Escultura do som - EMP Museum
Escultura do som – EMP Museum
Sky Church - EMP Museum
Sky Church – EMP Museum

Sky Church: o “estado da arte” de som e iluminação

Bem no coração do EMP Museum, ainda no andar principal, você vai se deparar com a sala Sky Church; uma sala de concertos com capacidade para até 800 convidados onde são feitos os eventos no museu. É um espaço para recepção, mostra de cinema, shows e festas. O que impressiona por aqui é a iluminação de qualidade e o telão de LED HD gigantesco, o maior que eu já vi, acho até que um dos maiores indoor do mundo!

O nome da sala foi dado em homenagem ao Jimi Hendrix que usava o termo para se referir a um lugar onde as pessoas de todas as idades e culturas se reuniam para celebrar as experiências musicais.

Pedaços da guitarra quebrada do Jimi Hendrix
Pedaços da guitarra quebrada do Jimi Hendrix

Acervo musical do EMP Museum

O EMP Museum tem a maior coleção do mundo de objetos raros das bandas e músicos mais famosos de Seattle: o Nirvana, e seu vocalista Kurt Cobain, e o Jimi Hendrix. São letras escritas à mão, instrumentos musicais, objetos pessoais, roupas e fotografias originais. Centenas de objetos dispostos em salas escuras com iluminação direcionada e com fones de ouvido onde você pode ouvir a história da música contada através de cada objeto.

O laboratório do som (Sound Lab)

Gente, essa aqui é uma das melhores atrações!!! É um Laboratório de Som interativo. São vários instrumentos de verdade para você se arriscar e experimentar. Guitarra, bateria, baixo, órgão, mesa de som para DJ! Tem uns estúdios onde você pode tocar com seus amigos com privacidade e até um estúdio onde você pode gravar um CD das músicas que tocou!

Sound Lab - EMP Museum
Sound Lab – EMP Museum

-Não falei que temos muita interatividade por aqui!!!

Sempre que vou no EMP Museum me arrisco nesse laboratório de som. Já experimentei tudo por aqui, mas confesso que não é bem a minha praia. Sou um verdadeiro desastre com a música, mas…

– Por que não tentar?

Já o meu marido é amante da música, toca violão e se arrisca bem em outros instrumentos! Tem a música como um hobby.

– Daí você pode imaginar como ele gosta desse lugar!

Toda vez que vamos ao EMP Museum é uma luta para tirá-lo de lá!!!

On Stage: o palco

Isso mesmo! O visitante do EMP Museum ainda pode se apresentar em um palco para o público. Finalize seu roteiro musical no EMP Museum experimentando o On Stage. Escolha uma das músicas disponíveis e faça uma performance no palco que será assistida pelos visitantes do museu através de um circuito de TV.

-Por que não experimentar?

Vá em frente e experimente mais essa aventura!

EMP Museum e a ficção científica?

Robô R2D2 da série de filmes Star Wars
Robô R2D2 da série de filmes Star Wars

Nem só de música vive o EMP Museum! Para quem gosta de filmes de terror e ficção científica aqui também é um bom lugar para visitar. Você vai poder ver de pertinho objetos usados em grandes filmes e séries e conhecer histórias de suas trilhas sonoras.

Você deve estar se perguntando:

– Mas não é o museu da música de Seattle?

Sim! É isso mesmo. Ele também tem o seu pedacinho dedicado ao cinema!

Conhecido anteriormente como Experience Music Project, Science Fiction Museum e Hall of Fame (EMP|SFM), hoje é o EMP Museum.

Na parte dedicada ao cinema, ele vai te levar numa viagem pelo mundo da fantasia, entrando nos filmes através de seus objetos.

A cadeira de comando do Capitão Kirk de Star Trek, o robô B9 de Perdidos no Espaço, o modelo da Estrela da Morte, o robô R2D2, o mestre Yoda e o saibro de luz do Star Wars, o ursinho do filme A.I. – Inteligência Artificial, a fantasia do Superman no filme Superman IV: The Quest for Peace, a história da trilha sonora dos filmes O Exorcista e Halloween, e muito mais.

– É a estória dos filmes sendo contada através de seus objetos e trilhas sonoras.

Exposições temporárias

Além de seu acervo próprio, já passaram por aqui muitas exposições legais! Para saber as exposições atuais, dê uma olhada na programação pelo site oficial do EMP Museum.

Vale a pena também dar uma conferida nas lojinhas de souvenires que tem por lá!

Não é de surpreender que uma iniciativa como o EMP Museum esteja em Seattle; afinal, uma cidade com histórico musical tão rico não poderia ser diferente! Conheça um pouco mais da história da música daqui em nossos posts da Música em Seattle e do Grunge em Seattle.

Atualização do post em Jan/2017
O EMP Museum mudou de nome! No dia 19 de novembro de 2016 passou a se chamar oficialmente Museum of Pop Culture (MoPOP).
EMP Museum

EMP Museum
325 5th Ave N
Seattle, WA 98109
Telefone: 206-770-2700

Horário de funcionamento (referência Agosto/2015): diariamente, no verão de 10 às 19hs e no inverno de 10 às 17hs. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Ingressos na bilheteria do museu ou no site oficial (referência Agosto/2015): ticket básico para um adulto $22. Confirmar no site oficial na data da sua visita. Faz parte do Seattle CityPass.

Site oficial: Site Oficial do EMP Museum

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*