O que são as coberturas do seguro de viagem internacional?

Se você está na jornada para contratar um seguro viagem internacional com certeza já ouviu falar muito em coberturas, certo? Cobertura médica, cobertura para repatriação, cobertura para retorno antecipado, e por aí vai. Mas afinal, você sabe o que são as coberturas do seguro de viagem internacional? -Vamos descobrir cada uma delas! ☂️☂️☂️

Coberturas do seguro de viagem internacional
Coberturas do seguro de viagem internacional

O que é cobertura de um seguro?

Cobertura de um seguro é o tipo de proteção, garantia ou benefício que a seguradora oferece para cada tipo de situação. Em outras palavras, são serviços que a seguradora oferece para proteger o que você está querendo segurar.

Por exemplo, quando contratamos um seguro para carro, normalmente estamos querendo proteger nosso carro contra algumas situações, como incêndio, roubo ou batida (dentre outras). Esses são os tipos de cobertura contratados. Caso o carro seja roubado, a seguradora nos ressarce seu valor.

Portanto, quando você contrata uma cobertura está na verdade contratando uma proteção para um risco que você pode correr.

☂️☂️☂️ COBERTURA = PROTEÇÃO CONTRA UM RISCO ☂️☂️☂️

Numa viagem ao exterior corremos uma série de riscos, e as coberturas do seguro de viagem internacional servem para nos proteger desses riscos.

Vale lembrar o que diz a Resolução CNSP No 315, de 2014 da SUSEP: Art. 2º: O seguro viagem tem por objetivo garantir, ao(s) segurado(s) ou seu(s) beneficiário(s), uma indenização, limitada ao valor do capital segurado contratado, na forma de pagamento do valor contratado ou de reembolso, ou, ainda, de prestação de serviço(s), no caso da ocorrência de riscos cobertos, desde que relacionados à viagem, durante período previamente determinado, nos termos estabelecidos nas condições contratuais.

Cada situação, um risco, um tipo de cobertura! Vamos falar um pouco de todas elas (ou pelo menos as mais comuns delas).

Tipos de coberturas do seguro de viagem internacional

Os tipos de coberturas do seguro de viagem internacional podem variar conforme país de destino, duração da viagem, perfil do viajante e planos que cada seguradora oferece.

Coberturas básicas

As coberturas básicas normalmente são comuns a todos os planos e seguradoras. Estão estabelecidas na Resolução CNSP No 315, de 2014 da SUSEP.

As principais são as coberturas relacionadas a doenças, acidentes pessoais e repatriações. Essas são, inclusive, obrigatórias e devem integrar o seguro de viagem internacional.

Além delas, integram as coberturas básicas os seguros por morte em viagem e o seguro por invalidez em acidente durante a viagem.

Coberturas adicionais

Já as coberturas adicionais e assistências de viagem são facultativas e ficam por conta de cada seguradora. As opções são muitas, uma infinidade delas, que variam com o tempo e destino da viagem. Seguro para extravio de bagagem, regresso antecipado, cancelamento de viagem, atraso de voo, assistência jurídica e muito mais.

Isso sem falar nos planos específicos de acordo com o perfil do viajante. Há planos para quem viaja sozinho ou com a família, planos para gestantes, idosos, estudantes de intercâmbio, praticantes de esportes radicais e para executivos a trabalho. As seguradoras podem oferecer planos específicos para cada perfil ou incluir coberturas adicionais específicas.

Por fim, um último alerta. Os nomes das coberturas do seguro de viagem internacional podem variar de seguradora para seguradora. Por exemplo, Repatriação Funerária e Traslado de corpo é a mesma coisa. Você vai ver os dois nomes, ou até outra variação dele, para representar o mesmo risco protegido.

Valor segurado pelas coberturas do seguro de viagem internacional

Antes que eu esqueça, é importante falar sobre o valor estipulado para cada tipo de cobertura. No caso da ocorrência de algum dos imprevistos estabelecidos na apólice dentro do seu período de vigência (durante a viagem), a indenização é limitada ao valor do capital segurado contratado para aquela cobertura.

Quais são as coberturas do seguro de viagem internacional?

Vamos a uma parte mais chata do artigo que são as definições. Chata, mas importante! É fundamental que você conheça o risco que cada cobertura garante para saber o que está contratando na hora de adquirir seu seguro de viagem internacional.

1. Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior (DMHO em viagem ao exterior) ☂️

Indenização das despesas médicas, cirúrgicas, hospitalares e/ou odontológicas efetuadas pelo segurado para seu tratamento, sob orientação médica, ocasionadas por acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda ocorrida durante o período de viagem ao exterior.

2. Repatriação Funerária ou Traslado de corpo ☂️

Indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado, em caso de falecimento durante a viagem, do local do falecimento até a cidade de residência ou local do sepultamento. Inclui assistência para obter os documentos e autorizações legais necessários.

3. Repatriação e Regresso sanitário ☂️

Indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de origem da viagem ou de seu domicílio nos casos de acidente pessoal ou enfermidade grave onde a estrutura médica local não seja adequada para oferecer o atendimento necessário e ele não se encontre em condições de retornar como passageiro regular.

Podem ser usados aviões ambulância ou voos regulares adaptados como se fossem uma Unidade de Cuidados Intensivos.

4. Repatriação Médica ☂️

Indenização das despesas com o retorno do segurado ao seu país de residência nos casos de doença ou acidente que demande longo tempo de tratamento e recuperação, desde que o segurado tenha condições clínicas para tal transferência.

5. Translado Médico ☂️

Indenização das despesas com a remoção ou transferência do segurado para uma clínica ou hospital mais próximo, em condições de atendê-lo, por motivo de acidente pessoal ou enfermidade cobertos.

6. Seguro por Morte Acidental ☂️

Pagamento do capital segurado aos beneficiários indicados na apólice em caso de morte acidental do segurado durante o período de viagem. Também chamado por Seguro de Acidentes Pessoais.

7. Seguro por Invalidez permanente por acidente ☂️

Indenização em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membros ou órgãos definidos na apólice, em função de lesão física sofrida pelo segurado em acidente pessoal durante a viagem.

8. Assistência médica para doença preexistente ☂️

Indenização das despesas médicas, cirúrgicas e hospitalares originadas por doença preexistente.

Normalmente os seguros cobrem apenas o primeiro atendimento de emergência ou urgência relacionado à episódios de crise ocasionados pela doença preexistente; não incluem seu tratamento.

Algumas seguradoras incluem esse atendimento dentro da assistência médica geral (DMHO), outras incluem uma cobertura adicional específica para isso.

9. Assistência Médica para Esportes Radicais ☂️

Cobertura adicional para assistência médica nos casos de acidentes pessoais em viagens para prática de esportes radicais e de aventuras.

10. Adicional Gestante ☂️

Cobertura adicional para atender as emergências médicas relacionadas à gestação, tais como: atendimento médico, ecografia, parto e abortos naturais ou acidentais. Normalmente esse benefício é limitado até certo período de gestação.

11. Assistência farmacêutica ☂️

Indenização das despesas com medicamento receitados pelas emergências médicas já atendidas pelo seguro.

12. Assistência fisioterápica ☂️

Indenização das despesas decorrentes de tratamento fisioterápico de emergência. Normalmente não inclui tratamentos de rotina.

13. Hospedagem após alta hospitalar ☂️

Indenização das despesas com hospedagem nos casos de necessidade de repouso na cidade de hospitalização por recomendação médica. Também chamado por Despesas de hotel por convalescença.

14. Envio de um acompanhante ☂️

Indenização de um bilhete aéreo (ida e volta) para que um membro da família possa acompanhar o segurado no local da internação até sua recuperação.

15. Hospedagem de acompanhante ☂️

Indenização da diária de hospedagem de acompanhante em caso de hospitalização prolongada do segurado.

16. Assistência Funeral ☂️

Indenização das despesas com o funeral em caso de morte do segurado durante o período de viagem.

17. Garantia de Viagem de Regresso ☂️

Indenização de multas e tarifas de remarcação nas passagens caso o segurado tenha viajado com um bilhete que não permite modificações em datas ou nos voos e sofra um acidente que lhe impeça de retornar na data estabelecida.

18. Acompanhamento de Menores ☂️

Acompanhamento do menor até a chegada de um membro da família, caso ele esteja viajando sozinho com o segurado que precise ser hospitalizado.

19. Atraso de voo ☂️

Indenização das despesas decorrentes de atraso de voo, como hospedagem, transporte e alimentação.

20. Seguro bagagem ☂️

Indenização em caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem.

21. Cancelamento, interrupção ou extensão de viagem ☂️

Indenização das despesas não reembolsáveis com a aquisição de pacotes turísticos e/ou serviços de viagens, como transporte e hospedagem, se o segurado ficar impedido de viajar ou de continuar viajando, ou se precisar estender a viagem.

22. Retorno antecipado ☂️

Indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de domicílio ou origem da viagem, ocasionado por evento coberto.

23. Perda de documentos e cartões de crédito ☂️

Orientações sobre a obtenção de novos documentos no exterior e adiantamento de fundos no caso de roubo de todos os cartões de débito ou crédito e dinheiro (devidamente comprovado) que impossibilitem a continuação da viagem.

24. Assistência jurídica e adiantamento de fiança ☂️

Assistência jurídica e pagamento de fiança em casos que envolvam a justiça, como no caso de um acidente de automóvel que o segurado provocou sem intenção, mas que foi levado à justiça por danos.

25. Transmissão de mensagens urgentes ☂️

Comunicação com os familiares do segurado nos casos de emergência e acidentes em que o segurado esteja impossibilitado de se comunicar.

26. Informações de Concierge ☂️

Dicas de atrações turísticas, restaurante, hospedagem e informações úteis do local de destino da viagem.

-Ufa! É muita informação, né? Mas não se desespere!

💡💡💡 A ideia é que você tenha noção do que esperar das coberturas do seguro de viagem internacional. Não precisa decorar todas elas. Se precisar usar o seguro, elas vão estar bem explicadinhas nas Condições Gerais do seguro contratado.

Condições gerais do seguro de viagem internacional

Falando nisso… Os descritivos acima não te isentam de ler as Condições Gerais do Seguro na hora que contratar o seu seguro de viagem internacional. Os conceitos são esses, mas cada seguradora tem seus requisitos, eventos cobertos e particularidades. Isso sem falar nos riscos excluídos

Veja o caso da assistência para Retorno Antecipado, por exemplo. A cobertura desse seguro depende do evento ocorrido (motivo que levou à necessidade do retorno antes da data prevista), e isso é a seguradora que estabelece nas Condições Gerais do seguro.

Para algumas seguradoras essa cobertura é utilizada somente em caso de falecimento de familiar de 1º grau (pais, filhos, irmãos ou cônjuge). Outras falam em falecimento de “ente querido”. A condição pode ser diferente.

Por isso, fique ligado nas Condições Gerais! É lá que vai ter tudo sobre as coberturas do seguro de viagem internacional contratado!

Fiz um material bem legal e detalhado sobre seguro viagem para os EUA (e-book tudo sobre seguro viagem nos EUA). Tem muitas dicas legais. Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*