Bem-vindos a Capitol Hill, o bairro multifaces de Seattle!

Eu li em algum lugar certa vez (não lembro onde) que Capitol Hill é a capital de tudo que é legal em Seattle! Gostei da definição. E para completar, eu acrescentaria mais umas poucas palavras que dizem muito sobre o bairro: diversidade pouco convencional!

Aqui, as diferenças convivem em harmonia e todos são bem-vindos!

Você é bem-vindo aqui. Venha como você é! Capitol Hill, Seattle
Você é bem-vindo aqui. Venha como você é! Capitol Hill, Seattle

Ao mesmo tempo em que é um polo de entretenimento noturno da cidade (dos mais agitados, inclusive), é um bairro residencial elegante com ruas tranquilas e arborizadas.

Tem muitas ruas barulhentas, com uma zoeira bem metropolitana, e outras que emanam a calmaria residencial. Tem seu “corredor” comercial, tem muito verde, tem cultura musical, tem famílias tradicionais, tem comunidade LGBT e muita coisa legal para fazer.

Já estava mesmo em tempo de escrever sobre Capitol Hill, um dos bairros que eu mais gosto de Seattle! Ia começar por um roteiro que gosto de fazer por lá, mas o bairro é tão legal que merece mais de um artigo.

Daí, resolvi falar primeiro sobre as características que o levam a ser um dos bairros mais peculiares e famosos da cidade e o colocam na maioria das listas de melhores bairros de Seattle, inclusive para morar.

Capitol Hill “acontece” (ou faz acontecer!) em Seattle! É jovem, tradicional, vibrante, tranquilo, eclético, excêntrico e densamente povoado. Vamos conhecer as múltiplas faces desse bairro tão pouco convencional e versátil?

O bairro de 7 faces!  

Uma coisa bem interessante sobre o bairro é que podemos perceber sua diversidade numa divisão geográfica bem definida. É claro que não é uma divisão matemática exata; é uma divisão de caraterísticas predominantes. Isso quer dizer que numa região predominantemente de casas, pode haver prédios também. Ok?

Costumo dizer que Capitol Hill localiza-se numa região privilegiada, pertinho do centro da cidade. Fica numa colina íngreme a leste do centro, atravessando a autoestrada I-5 que delimita toda fronteira oeste do bairro.

A 15th Ave E atravessa o bairro de norte a sul, e serve quase como uma divisória imobiliária e demográfica. A Broadway é a principal via do bairro e ajuda nas fronteiras dessa divisão. Por fim, o corredor Pike-Pine também estabelece uma das faces do bairro.

Esquina da Broadway com a Pine St
Esquina da Broadway com a Pine St

1. Capitol Hill das famílias

A leste da 15th Ave ficam em sua maior parte as casas do bairro e as ruas mais tranquilas e arborizadas, mais apropriadas para crianças. É onde moram principalmente famílias. Uma região bem agradável!

Casas em Capitol Hill, Seattle
Casas em Capitol Hill, Seattle

2. Capitol Hill dos solteiros

A oeste da 15th Ave, limitada pela Broadway, é onde fica uma das maiores concentrações de edifícios de apartamentos da cidade, muito construídos nessa região após a Segunda Guerra Mundial. São apartamentos menores e mais acessíveis.

Deram uma cara nova ao bairro, mudando um pouco sua situação demográfica. É uma região perfeita para recém-casados sem filhos e para os solteiros.

Apartamentos em Capitol Hill, Seattle
Apartamentos em Capitol Hill, Seattle

3. Capitol Hill das mansões

A região das mansões, apelidada por “Milionaire’s Row”, ao longo da 14th Ave E ao sul do Volunteer Park, é onde alguns dos fundadores da cidade construíram suas enormes casas palacianas.

Capitol Hill já foi chamado de Broadway Hill no passado. E uma das histórias que explica essa mudança de nome justifica a existência de tantas mansões no bairro.

Em uma das versões, dizem que a mudança de Broadway Hill para Capitol Hill foi sugerida pelo principal corretor imobiliário do bairro que esperava que o governo de Washington mudasse a capital de Olympia para essa região de Seattle.

A mudança da capital do governo não foi feita (continua em Olympia), mas, em seus primórdios, o bairro certamente era bastante rico para ser o centro político do estado, e grandes casas foram construídas.

4. Capitol Hill das compras

A Broadway é a principal via de Capitol Hill e a área comercial mais nervosa do bairro. Aqui você encontra tudo quanto é tipo de loja.

Boutiques, mercadinhos, loja de variedades, utensílios domésticos, material de artes, loja de roupas, quinquilharia, etc. Algumas mais “normais” e outras mais peculiares. Algumas mais no “estilo vintage” e outras mais “porra-louca”. Já viu a diversidade, né?

Também há uma grande quantidade de cafés e restaurantes. Eu sempre dou uma paradinha na Starbucks que fica na esquina da E Republican St.

Broadway em Capitol Hill, Seattle
Broadway em Capitol Hill, Seattle

5. Capitol Hill das comunidades alternativas 

A região da Broadway também abriga a população mais diversificada de Seattle: a comunidade gay da cidade, os punk rock, amantes do rock grunge e pessoas de diferentes etnias (donos de restaurantes e lojas).

Aqui se aplicam algumas frases de efeito, tais como:

“Capitol Hill é o centro das comunidades LGBT e da contracultura da cidade.”

“Capitol Hill é onde os movimentos alternativos se encontram em harmonia.”

“Capitol Hill é conhecido como o bastião da cultura musical em Seattle.”

Estátua do Jimi Hendrix na Broadway, esquina com a Pine St.
Estátua do Jimi Hendrix na Broadway, esquina com a Pine St.

6. Capitol Hill LGBT

Ainda sobre a região da Broadway, principalmente mais perto do corredor Pike-Pine, é onde encontramos a região mais colorida da cidade. Colorida, inclusive no sentido literal da palavra. Afinal, as bandeiras do arco-íris são frequentes nas janelas, sacadas e até nas faixas de pedestre por aqui. É só caminhar um pouco pela Broadway que você vai perceber.

Capitol Hill tem a maior comunidade LGBT de Seattle, e não à toa é muitas vezes referenciado como o bairro dos gays (gayborhood).

Um arco-íris em plena faixa de pedestre, Capitol Hill, Seattle
Um arco-íris em plena faixa de pedestre, Capitol Hill, Seattle

7. Capitol Hill, um centro de entretenimento noturno

Capitol Hill é cheio de alguns dos melhores restaurantes, cafés, cervejarias e bares da cidade. Muitos consideram-no a capital da vida noturna e do entretenimento de Seattle.

Na região da Broadway, durante o dia, mercados, lojas e boutiques dominam. Ao cair da noite, quem manda são os restaurantes, bares, pubs, locais de música ao vivo, e os cafés que muitas vezes viram lounge bar.

O corredor Pike-Pine (área entre as ruas Pike e Pine Streets, da Boren Ave até a 15th Ave) é outra via principal do bairro, e possui clubes noturnos e bares dos mais “nervosos” da cidade. A exemplo do Neumos, que, desde a cena grunge de Seattle, já foi palco de muito show ao vivo de bandas de sucesso.

Casa noturna Neumos em Capitol Hill, Seattle
Casa noturna Neumos em Capitol Hill, Seattle

Conforme vamos passando pelas regiões do bairro, vamos notando suas diferentes faces. Sente o drama e compara a foto acima do Neumos com essa abaixo, do Cal Anderson Park, a pouco mais de uma quadra de distância!

Nem parece o mesmo bairro! – Parece?

Cal Anderson Park em Capitol Hill, Seattle
Cal Anderson Park em Capitol Hill, Seattle

Capitol Hill ainda tem outros parques, atrações turísticas, museus, cinemas e teatros. Entretenimento é o que não falta por aqui, mas isso deixo para outro artigo.

Capitol Hill em Seattle

Capitol Hill
Seattle, WA 98109

Site: Capitol Hill Seattle Blog

2 Comentário

  1. Boa tarde, Luciana!
    Sempre vibrante seus posts, gosto bastante.Gostaria que, numa oportunidade breve, escrevesse também sobre Belltown, esse bairro, por vezes, me desperta curiosidade. Li um artigo sobre o bairro e parecia ser charmoso, porém com algumas características consideradas “nervosas”, ao cair da noite, rs. Na trilogia de Cinquenta Tons de Cinza, o magnata excêntrico, mora numa cobertura chiquérrima nesse local e, ela não é fictícia, existe de verdade, segundo outro post que li. Não sou fã da trilogia, mas sou curiosa. Um abraço.

    • Oi Ana Paula,
      Obrigada! Anotado aqui na minha listinha de posts pendentes! Assim que conseguir, ele entra na minha programação.
      Abraços,
      Luciana Coelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*