Armandino’s Salumi: uma salumeria italiana artesanal em Seattle

Salumi Artisan Cured Meats ou Armandino’s Salumi, como é popularmente conhecido, é um restaurante inspirado na tradicional salumeria italiana em pleno coração do bairro histórico do Pioneer Square em Seattle.

Na realidade, é mais do que um simples restaurante em Seattle. Salumi é uma fábrica artesanal que produz e vende embutidos dos mais altos padrões de qualidade! Um lugar dedicado à preservação das tradições culinárias artesanais da Itália e do Mediterrâneo.

-Um verdadeiro oásis para os amantes da carne de porco! Porchetta, coppa, lombo, pancetta, salames, salames e mais salames…

Quadro com o cardápio do Armandino's Salumi em Seattle.
Quadro com o cardápio do Armandino’s Salumi em Seattle.

Ah, antes que eu esqueça, só para constar, a tradução Salumi Artisan Cured Meats é Salumi Carnes Curadas Artesanais.

Escrevi um post anterior dedicado a explicar um pouco o que é uma salumeria italiana e o que é a carne curada (salumeria em Seattle). Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida para entender o negócio do Armandino’s Salumi em Seattle.

Armandino’s Salumi: parada obrigatória da cena culinária de Seattle

Armandino’s Salumi é imperdível! Parada obrigatória para os amantes da gastronomia. –É fato!

Não é à toa que já entrou em cena em alguns programas de TV que falam de culinária, e já foi destaque em vários jornais locais de Seattle e até de outros estados, como o New York Times por exemplo. Sempre apontado como um dos melhores sanduíches em avaliações do tipo “The Best Sandwiches in America”!

Armandino's Salumi em Seattle: balcão dos pedidos
Armandino’s Salumi em Seattle: balcão dos pedidos

O restaurante é pequeno e apertado, nada confortável, e as mesas podem ser compartilhadas. Mas os funcionários são sempre cordiais e a comida deliciosa.

Logo na entrada tem um balcão onde você faz o pedido.

-Primeira vez no Salumi? É muito simples:

  • escolha o pão
  • escolha um tipo de carne curada
  • escolha o queijo (opcional e adicional)
  • eles passam um molho da casa no pão
  • perguntam se você quer cebola ou pimenta
  • perguntam se vai sentar para comer (tem poucos lugares) ou se é para viagem
  • pague no caixa no final do balcão
  • pronto, é só comer!
Fachada do Armandino's Salumi em Seattle
Fachada do Armandino’s Salumi em Seattle

Quem passa pela calçada não dá nada pelo lugar; uma fachada estreita, bem simples, e uma porta menor ainda. Não fosse pela placa do restaurante pendurada na sua quina direita, e a fila que sempre há para entrar, qualquer pessoa passa direto sem nem perceber!

Com a foto ao lado parece que estou “mentindo”, né? Mas foi sorte! Acredite; normalmente tem fila sim! Quase sempre!

Ah, a fila!!! Essa sim chama a atenção. Segue calçada afora… É a única reclamação (unânime) do lugar! É fato que indo ao Armandino’s Salumi você terá que enfrentar uma! Mas não desanime, vale a pena. No final da fila te esperam uma recepção amigável e eficiente, e uma experiência gastronômica e tanto, um tanto quanto fantástica!

Eu não gosto de filas (acho que ninguém gosta, certo!), mas essa aqui vale a pena! Pode crer!

Cardápio do Armandino’s Salumi em Seattle

Os produtos do Armandino’s Salumi são artesanais, feitos à mão com produtos frescos do Noroeste do Pacífico, e criados a partir de receitas tradicionais italianas, numa releitura com inovação e singularidade. -Gosto disso!

São fabricados ali mesmo, na fábrica artesanal atrás do restaurante.

Tem uma enorme variedade de carnes curadas, que podem ser pedidas em sanduíches ou porções, e você ainda pode optar por queijos e vinho da casa para acompanhar! A comida é fantástica!

Cardápio Primareva-Verão 2016 do Armandino's Salumi em Seattle
Cardápio Primareva-Verão 2016 do Armandino’s Salumi em Seattle
Fica a dica
Destaque especial para o sanduíche de porchetta e o sanduíche de salame finocchiona. Há quem diga que cai de amores por esses dois protagonistas…
Sanduíche de Porchetta do Armandino's Salumi em Seattle
Sanduíche de Porchetta do Armandino’s Salumi em Seattle
Sanduíche de Salame Finocchiona do Armandino’s Salumi em Seattle
Sanduíche de Salame Finocchiona do Armandino’s Salumi em Seattle
Os tradicionais da culinária italiana: Salame Finocchiona e Porchetta
O salame Finocchiona é um dos tipos de salame italiano mais excepcional produzido na Toscana. Caracteriza-se pelo uso de funcho (mais conhecido como erva-doce) para temperar a carne de porco. Seu nome vem de “finocchio“, o nome italiano para funcho. O uso no salame veio como alternativa a pimenta, muito cara na época, enquanto que essa erva crescia selvagem e em abundância no interior da Toscana.

A Porchetta (pronuncia-se “porqueta”) é a lateral do porco desossado (sem costelas) sem a paleta e o pernil, assada por um longo período de tempo numa tradicional forma italiana de se assar o porco. Depois de assada fica crocante por fora e suculenta por dentro. É popular em toda a Itália e normalmente servida fatiada em opulentos sanduíches acompanhados por um copo de vinho!

Gnocchi na janela do Armandino’s Salumi

Além das carnes curadas, o Armandino’s Salumi ainda tem uma “pitada” de outros pratos italianos. Eu digo “pitada” porque não são muitos e nem oferecidos todos os dias.

Uma atração à parte é o Nhoque na janela das terças-feiras! Feito na hora, fresquinho, fresquinho! E feito pela própria esposa do Armandino na janela do restaurante, a vistas de quem passa pela rua.

-Terça-feira é dia de Gnocchi!

Bem…, na maioria das terças, mas nem todas… No verão, por exemplo, a cozinheira tira férias…

Se você está vindo de fora da cidade apenas para experimentar esse prato, sugiro ligar com antecedência para confirmar se estará sendo oferecido.

O mais legal? -Armandino’s Salumi faz questão de continuar assim mesmo, pequeno e tradicional.

Como tudo começou…

Armandino’s Salumi é uma empresa familiar. Foi fundada em 1999 por Armandino Batali, junto com sua esposa Marilyn Batali. Depois de se aposentar de uma carreira de 31 anos como engenheiro de controle de processo na Boeing, Armandino abriu Salumi para compartilhar gerações de tradição culinária da família.

Uma vida na cozinha e dois anos de estudo da carne curada, deu a ele qualificação para produzir os produtos artesanais que fazem tanto sucesso até hoje.

Em 2002 sua filha e marido, Gina Batali e Brian D’Amato, entraram para o negócio e expandiram a linha de produção das carnes curadas, mantendo o processo de cura artesanal.

O filho popstar!
A aptidão culinária da família está mesmo no sangue. Armandino é pai do chef Mario Batali de Nova Iorque (esse mesmo, o chef mundialmente conhecido tanto por seus restaurantes quanto seus livros e programas de culinária). Já diz o ditado: “filho de peixe, peixinho é…”.

Hoje, Salumi vende para clientes de atacado e varejo e o foco são restaurantes, casas especializadas e os amantes de salumi no geral. Suas carnes curadas podem ser consumidas no restaurante ou para viagem, e ainda podem ser encomendadas pelo site.

Salames fatiados do Armandino's Salumi em Seattle
Salames fatiados do Armandino’s Salumi em Seattle
Armandino's Salumi em Seattle

Salumi Artisan Cured Meats
309 Third Ave South
Seattle, WA 98104
Telefone: 206-621-8772

Horário de funcionamento (referência Junho/2016): terça a sexta de 11 às 15:30hs, segunda de 11 às 13:30hs (somente para viagem), fechado sábado e domingo. Confirmar no site oficial na data da sua visita.

Site oficial: Site Oficial Salumi Artisan Cured Meats

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*