Aprender inglês: a chave do sucesso é ficar longe do português!

Se alguém me pedisse uma dica de como aprender inglês mais rápido e da forma mais eficiente possível eu diria: “fique longe do português”. Quanto menos contato com sua língua nativa durante o aprendizado de uma segunda língua, melhor!

A chave do sucesso para aprender inglês é ficar longe do português!
A chave do sucesso para aprender inglês é ficar longe do português!

-Jura Luciana? Essa é a sua principal dica para aprender inglês?

Sim! Ela é a minha dica!

Eu até poderia te dar muitas dicas (tem um monte delas por aí, na internet então, nem se fala), mas se eu tivesse que escolher somente uma dica para te dar, essa seria a número um!

Definitivamente, se quiser aprender inglês, fique longe do português!

E como faço para aprender inglês longe do português?

Bem, é aqui que o bicho pega! Para ficar longe de sua língua natal é preciso viajar para fora do país. E nem todo mundo tem tempo ou condições de fazer um intercâmbio em inglês longe de casa. -É fato!

Mas é fato também que quanto mais contato com o inglês, melhor! Não é novidade para ninguém que o contato com o idioma é fundamental para adquirir sua fluência.

Por isso, se puder se planejar, vale a pena o investimento num curso de inglês no exterior!

Mas eu só vou aprender inglês fazendo intercâmbio no exterior?

Claro que não! Hoje em dia, além dos tradicionais cursos em escolas de idioma, você conta com ótimas opções de cursos on-line (com professores de qualquer lugar do mundo), e até com outras ferramentas na internet para se aprender inglês por conta própria, inclusive (o Duolingo é um ótimo exemplo).

O advento da internet facilitou muito a vida de quem não tem tempo nem dinheiro para fazer um intercâmbio no exterior. Abriu o leque e deu mais flexibilidade para quem quer aprender inglês.

O problema (pelo menos para mim) é que esse tipo de aprendizado requer muito foco e disciplina e, claro, leva tempo. As dicas para aprender inglês que te dou aqui são outras: organização, lugar adequado, planejamento, regularidade, persistência e o principal: exposição!

Exposição ao idioma

Já que você vive num país que não fala o inglês, tenha sempre em mente que você precisa criar todas as oportunidades possíveis para estar exposto ao idioma. Voltamos a velha questão: quanto mais contato com o inglês, melhor!

Assista a filmes em inglês, ouça músicas em inglês, programas de TV, livros, jornais, revistas, tudo que puder. Use a tecla SAP de sua televisão (se tiver), troque o idioma de seu celular e computador para inglês, e por aí vai…

A exposição é a forma mais natural e eficiente de adquirir vocabulário, assimilar as construções da língua e se familiarizar com o inglês.

Minha experiência com o inglês

Eu fiz curso de inglês no Brasil desde que comecei a me entender por gente. Estudei em 3 escolas de inglês diferentes. Meus filhos seguem os mesmos passos e já estão no curso de inglês desde os 4 anos. Pelo menos até mudarmos para Seattle…

Mas confesso que ainda hoje tenho certa dificuldade com o idioma. Até entendo bem, mas falar mesmo… Sabe aquele inglês meio de índio? Tupiniquim mesmo? -É o meu!

Acredito que, fluência mesmo, só vivendo em um país de língua falada inglês.

Por isso, voltamos a minha dica número um para aprender inglês… “fique longe do português“.

-Mas veja bem, esse post é de opinião, tá? É a minha opinião!

Aprender inglês longe do português: intercâmbio em inglês

Sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de aprender inglês é fazendo um intercâmbio em inglês! Ou seja, passe um tempo no exterior em um país de língua inglesa! Nada melhor para ter a “tal exposição” ao idioma que falei acima.

No exterior você vai ter contato com o inglês 24 horas por dia. Vai ser obrigado a se comunicar com as pessoas locais e se virar em inglês. Quanto mais imerso e intenso for seu contato com a língua mais produtivo e eficiente será o seu aprendizado. Quanto mais contato com o inglês, melhor!

Sem falar que viajar é uma escola e tanto! Você aprende muita coisa viajando e se comunicando com as pessoas do lugar, inclusive o idioma. Por isso, se você quer aprender inglês e tem condições (disponibilidade e dinheiro), não pense duas vezes, trate de planejar seu intercâmbio em inglês!

Uma ótima opção para isso são os cursos de inglês em escolas de idioma nos EUA (Veja nosso post intercâmbio nos EUA). Além de aprender inglês, você conhece o verdadeiro “american way of life“.

Fiz um material bem legal com tudo sobre intercâmbio nos EUA num só lugar (e-book tudo sobre intercâmbio nos EUA). Corre lá e baixe gratuitamente o seu, vale a pena!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*